Resenha: A Parábola do Semeador, de Octavia E. Butler

-

A Parábola do Semeador é um romance de ficção científica que se passa em um futuro distópico, onde os Estados Unidos estão em colapso social, econômico e ambiental. A protagonista é Lauren Olamina, uma jovem negra que vive em um bairro murado na Califórnia, cercada pela violência, pela miséria e pelo caos. Lauren tem uma condição chamada hiperempatia, que faz com que ela sinta a dor e o prazer dos outros como se fossem seus.

Lauren também é a criadora de uma nova religião chamada Semente da Terra, que prega que a humanidade deve se adaptar e se transformar para sobreviver e colonizar outros planetas. Lauren escreve seus pensamentos e suas crenças em um diário, que forma a maior parte do livro. Quando seu bairro é invadido e destruído por uma gangue, Lauren foge e se junta a outros sobreviventes, formando uma comunidade nômade que busca um lugar seguro para viver e espalhar sua fé.

A Parábola do semeador: 1 | Amazon.com.br

A nossa protagonista, até antes de toda a tragédia, já estava bem preparada para qualquer eventualidade. Tinha suprimentos escondidos, livros separados, sabia como caçar, plantar e colher. Mesmo não precisando disso antes. Mostra o quanto a mulher negra é sobrecarregada e precisa pensar em inúmeros cenários sem ter sossego, sem ter descanso.

O livro é uma obra-prima da literatura afrofuturista, que explora temas como religião, política, racismo, sexismo, violência, ecologia, imigração, família e esperança. Butler cria um cenário verossímil e assustador, que reflete os problemas e os desafios da sociedade atual. A autora também constrói personagens complexos e diversos, que têm suas motivações, conflitos, dúvidas e escolhas. Lauren é uma protagonista forte, inteligente, corajosa e carismática, mas também humana e falível.

RESENHA : A parábola do semeador, de Octavia E. Butler | Livro Doce Livro ♥

A Parábola do Semeador é uma leitura envolvente, emocionante e provocativa, que nos convida a pensar sobre o nosso papel no mundo e o nosso destino como espécie. É um livro que fala de muitos problemas que acontecem hoje, mas também de muitas soluções que podem acontecer amanhã.

Caíque Apolinário
Caíque Apolináriohttp://bookstimebrasil.com.br
(elu/delu - ele/dele) Escritor de quatro livros de ficção cientifica e host de alguns podcasts do portal. Viciado em café, multi tarefas e o suporte de toda a equipe.

Compartilhe

Posts Recentes

Mais postagens

Recent comments

A Parábola do Semeador é um romance de ficção científica que se passa em um futuro distópico, onde os Estados Unidos estão em colapso social, econômico e ambiental. A protagonista é Lauren Olamina, uma jovem negra que vive em um bairro murado na Califórnia,...Resenha: A Parábola do Semeador, de Octavia E. Butler