Resenha de O Gato Preto e outras histórias de Edgar Allan Poe

-

Edgar Allan Poe inspirou multidões de escritores e escritoras pelo mundo todo com seus contos cheios de muita técnica, terror psicológico e elementos de thriller que podem te surpreender. Este box de três livros da editora Pandorga nos inicia com este conto famoso e outras histórias clássicas e importantes para a literatura.


Editora: Pandorga  O Gato Preto e outras histórias de Edgar Allan Poe
Páginas: 136
Ano de publicação: 2018

Sinopse:

“Sei que a perversidade é um dos instintos primitivos do coração humano – uma das faculdades ou sentimentos primários indivisíveis que orientam o caráter do Homem.” O Gato Preto traz uma critica sobre a natureza humana e sobre a escuridão presente nos homens, que manifesta-se, principalmente, no desejo pela violência – física ou emocional. Um homem, que durante toda a vida recebeu criticas por ter um bom coração, termina por apegar-se mais aos animais do aos humanos. Entre todos os bichos um gato preto chamado Plutão é o seu favorito. Com o passar dos anos, o temperamento do se degenera, a afeição que antes sentia pelo gato transforma-se em raiva, e com ela surge no homem o gosto pela violência e pelos maus tratos. Em certo momento, tomado pelo ódio, o homem mata o gato. Arrebatado de culpa, vai para um bar e encontra um gato semelhante ao que assassinou. Para se redimir do que fez, resolve levar o novo gato para casa. Contudo, algo perturbador acontece e o homem precisará enfrentar uma prova de fogo. Nesse livro você vai encontrar essas e outras histórias de Edgar Allan Poe.


O Gato Preto

Neste conto, o protagonista está perdendo a sanidade aos poucos por conta de suas relações afetivas mal definidas e de um certo gato preto. A crueldade que está presente em toda a humanidade é trabalhada aqui por Poe de maneira profunda para que nos questionemos sobre cada proceder nosso. As consequências de nossos atos sempre irão nos perseguir, não é mesmo?

Ligeia

Amores e paixões acompanhados de luto e tristeza sãos os ingredientes deste conto que coloca o personagem principal em intensa melancolia ao perder dois amores. Entretanto, a história muda de tom com o passar das páginas para se tornar em algo mais extraordinário. Alguns elementos aqui vistos podem ser observados em outros contos do autor ainda neste próprio livro.

A Queda da Casa Usher

Clássico conto referenciado em uma das Crônicas Marcianas de Ray Bradbury. Aqui, temos um senhor Usher que está extremamente debilitado por uma doença rara que transforma todo o seu viver em sua casa isolada em uma existência de terror e aflição. O protagonista tenta lhe dar alento nestes momentos, porém, a casa parece ter planos próprios. Um dos melhores contos deste compilado com toda a certeza.

Pequena Conversa com a Múmia

Um conto que parece não pertencer ao mesmo autor dos contos predecessores por conta de seu tom cômico em trazer uma múmia egípcia ressurreta em um cotidiano de final do século 19. O grande embate aqui é entre os meros humanos no presente (do autor) e a velha múmia egípcia, ambos trazendo suas conquistas, desprezos e orgulhos; a múmia demonstra ter conquistado tudo aquilo no passado. Isto mostra o grande repertório literário de Poe.

Este é o começo de um belo compilado que nos trará grandes questionamentos sobre a psique humana com os toques fúnebres (e até cômicos!) da obra de Edgar Allan Poe que inspiraria grandes autores como HP Lovecraft e Ray Bradbury para citar dois. A edição é bem diagramada, com um tamanho excelente para transporte e letras espaçadas e em bom tamanho para a leitura discorrer por nossos olhos de maneira bem fluida.

Caíque Apolinário
Caíque Apolináriohttp://bookstimebrasil.com.br
(elu/delu - ele/dele) Escritor de quatro livros de ficção cientifica e host de alguns podcasts do portal. Viciado em café, multi tarefas e o suporte de toda a equipe.

Compartilhe

Posts Recentes

Mais postagens

Recent comments