O livro explora a jornada de Kyoshi, desde suas origens humildes até se tornar uma Avatar implacável, amada e temida séculos após sua ascensão. E para surpreender, já começamos vendo o momento de instabilidade após a morte prematura do Avatar Kuruk e a miséria onde vivia Kyoshi. Além da duvidosa nomeação de um avatar que não é a nossa protagonista.
A narrativa é empolgante e repleta de aventuras, com um bom ritmo que amarra os arcos narrativos de forma coesa. Discussões sobre escolhas de vida e morte, maior mal e menor mal, ações e suas consequências, trazem sempre peso ao capítulo seguinte.
As particularidades das revelações surpreendentes sobre as origens de Kyoshi adicionam profundidade e complexidade à sua história, como a dificuldade em dominar o seu elemento nativo, mas facilidade em grandes coisas com outros elementos.
O desenvolvimento de Kyoshi é bem construído, destacando seus trajes famosos e sua personalidade marcante, seus misteriosos pais, sua evolução ao longo da história, além de trazer personagens de apoio que adicionam uma dinâmica diferenciada, mas sempre marcando que sempre há um “Time Avatar”!
O livro deixa um final aberto, prometendo continuação e mantendo o leitor ansioso pelo próximo capítulo da saga. A obra é uma adição valiosa ao universo de “Avatar”, e mesmo aqueles que não assistiram à animação podem apreciar a trama, embora seja mais divertido para os fãs.