Resenha | Uma Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil, de Becky Chambers

-

“Uma Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil” de Becky Chambers é uma obra que se destaca no gênero de ficção científica por sua abordagem criativa e sensível de temas como pertencimento, família e política. A história segue a tripulação da nave Andarilha, que é contratada para perfurar uma passagem até um espaço galáctico recém-pacificado. Durante a jornada, o leitor é apresentado a uma diversidade de personagens e raças alienígenas, cada um com sua própria história e conflitos.

A autora constrói um universo vasto e detalhado, influenciado por clássicos como “Duna” e “Fundação”, onde a Terra deixou de ser habitável, levando os humanos a se espalharem pelo cosmos. Chambers explora a ideia de humanidade como uma pequena parte de um universo em expansão, onde outras raças já existiam há tempos infinitos.

_Pr1meirasLinhaS_ (@Pr1meirasLinhaS) / X

A representatividade é um ponto forte do livro, com personagens de diferentes origens, gêneros e espécies, refletindo a diversidade do universo. A tripulação da Andarilha é um microcosmo dessa diversidade, e suas interações destacam os conflitos sociais e políticos que surgem da convivência de culturas distintas. Temos personagens com gênero fluído, que passam por metamorfoses, que são não monogâmicos, que tem relacionamentos interespécies… E tudo com suas devidas consequências explicadas e aplicadas.

Cada personagem é cuidadosamente desenvolvido, permitindo que o leitor acompanhe sua evolução ao longo da narrativa. Por exemplo, temos Ashby, o capitão responsável; Sissix, a piloto de uma raça com uma composição social única; e Rosemary, a administradora humana fugindo de um passado misterioso. Entre outros personagens que nos fazem nos apegar a eles, uns mais cedo outros mais tarde, mas em momento algum você não se importa com o destino daquela nave e de seus tripulantes.

O livro não se concentra em grandes batalhas ou ação intensa, mas sim no cotidiano da tripulação, abordando temas como poliamor, racismo e os direitos das inteligências artificiais. É uma história que celebra a amizade e a capacidade de entender e respeitar as diferenças para uma convivência harmoniosa. Sobre quem você escolhe para estar por perto quando perigos inimagináveis podem surgir na velocidade da luz.

Chambers deixa um “gostinho” para uma construção de mundo ainda maior, sugerindo que há muito mais a ser explorado nesse universo fascinante. A narrativa convida o leitor a refletir sobre questões atuais através do prisma da ficção científica, tornando “Uma Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil” uma leitura relevante e envolvente.

Caíque Apolinário
Caíque Apolináriohttp://bookstimebrasil.com.br
(elu/delu - ele/dele) Escritor de quatro livros de ficção cientifica e host de alguns podcasts do portal. Viciado em café, multi tarefas e o suporte de toda a equipe.

Compartilhe

Posts Recentes

Mais postagens

Recent comments

“Uma Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil” de Becky Chambers é uma obra que se destaca no gênero de ficção científica por sua abordagem criativa e sensível de temas como pertencimento, família e política. A história segue a tripulação da nave Andarilha, que...Resenha | Uma Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil, de Becky Chambers