Cada década na história é marcada por grandes fatos ou acontecimentos. Todas as elas possuem modas e estilos únicos. Os anos 90 não poderia ser diferente.
Além de trazer um estilo moderno e prático para a moda (que está voltando aos poucos nas passarelas e ruas), trouxe grandes filmes que, atualmente, entraram para história, sendo considerado grandes clássicos pela nova geração e os queridinhos para quem viver essa época.
Foi durante esse período que muitos atores fizeram seus nomes em hollywood, como Leonardo D’ Caprio, Brad Pit, Julia Roberts, Keanu Reeves, entre outros.
Nessa lista que vamos trazer, o gênero drama e romance tomaram conta dos anos 90. Muitos dos filmes citados, vão remeter à infância ou adolescência, e irão relembrar daquelas tardes em que passava a sessão da tarde.
Então presta atenção, que vai dar aquela sensação boa de nostalgia!
ROMANCE
Para o ano de 1990, o primeiro da lista de romance é Edward Mãos de Tesoura, que trouxe a icônica dupla com Jonny Depp como protagonista e Tim Burton como diretor.
No mesmo ano ficou gravado nos corações dos fãs o charme da dupla Richard Gere e Julia Roberts com o filme Uma Linda Mulher.
Ghost: Do Outro Lado da Vida fez muita gente chorar com a injustiça que o casal principal sofre. Nessa trama o mundo conheceu grandes nomes como Patrick Swayze, Demi More e Whoopi Goldberg.
Já em 1995, lançou nos cinemas As Patricinhas de Beverly Hills, que conseguiu deixar qualquer um com inveja ao apresentar aquele guarda roupa prático e moderno da Cher (Alicia Silverstone). O filme traz as primeiras atuações do Homem Formiga, o ator Paul Rudd, que fica entre nós, não envelhece.
Agora em 1997, estreou um filme que entrou para a história como o terceiro maior sucesso de bilheteria do mundo, Titanic. O filme arrecadou 2,187 bilhões de dólares, ficando atrás de Avatar (2009) e Vingadores: Ultimato (2019). Nesse filme, a música da Celine Dion, My Heart Will Go On, entra em nossos corações e você fica cantando ela durante uma semana.
O longa foi responsável por apresentar os jovens Leonardo D’ Caprio e Kate Winslet como protagonistas e par romântico. Em 1998, Titanic recebeu 14 indicações ao Oscar, levando 11 estatuetas para casa e uma das mais importantes do ano, como melhor filme.
Um ano depois, em 1999 Julia Roberts, em parceria com o ator Hugh Grant, estrelam o filme Um Lugar Chamado Notting Hill, contando uma história de amor improvável, uma atriz famosa se apaixona pelo dono de uma livraria e juntos tentam viver um romance.
No mesmo ano também estreava um romance adolescente que fez sucesso no Brasil, 10 Coisas Que Eu Odeio em Você. O filme traz o ator Heath Ledger novinho, contracenando com Julia Stiles, que interpreta Katharina. A cena dele cantando na arquibancada da escola, nos faz cantar junto.
Drama
O gênero de drama também marca bem a década. Para começar a lista, Thelma e Louise, de 1991. O filme conta a história de duas amigas que resolvem deixar tudo para trás e pegar estrada. Elas acabam se metendo em complicações pelo caminho. O filme tem as atrizes Susan Sarandon e Geena Davis como protagonistas da história.
Entre 1997 até 1999, surgiram grandes nomes do Drama como A Vida é Bela, que é ambientado durante a 2° Guerra Mundial, contando a história de uma família que foi separada nos campos de concentração e o pai, para proteger seu filho, faz daquele local uma grande brincadeira.
Também tem o clássico brasileiro Central do Brasil, estrelado por Fernanda Montenegro, narrando a história de uma ex-professora que ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas. A atriz foi indicada ao Oscar pela sua atuação no longa.
O último drama dessa lista é Clube da Luta, um clássico do fim da década de 90 que conta a história de um homem que está deprimido e sofre de uma insônia muito forte. Em uma viagem, o personagem (que não apresenta o nome), interpretado pelo autor Edward Norton, conhece Tyler Durden (Brad Pitt), e começa a explorar uma forma diferente de viver. Em pouco tempo eles estão morando em uma casa abandonada e criaram um clube de luta. A reviravolta ao final do filme surpreendeu todos os espectadores na época e rendeu interpretações maravilhosas e icônicas dos dois atores. O roteiro é digno de diferentes interpretações e até hoje levanta discussões pertinentes.
Animação
Muitos filmes dessa década estão ganhando novas versões, buscando conquistar um novo público, e as animações são as mais exploradas nesse quesito.
Rei Leão foi um filme recentemente apresentado com uma versão Live Action nos cinemas. Ele foi lançado originalmente em 1994.
O clássico, que quebrou os corações com a morte de Mufasa e impressionou com o crescimento e amadurecimento de Simba, trouxe também duas músicas ícones: Hakuna Matata, de Timão e Pumba e Ciclo da Vida.
A animação levou para casa dois Oscar no ano de sua estreia, um de melhor canção original e outro de melhor trilha sonora. Uma curiosidade sobre a produção é que a cena do penhasco, com os Gnus correndo em bando, possui três minutos e demorou 2 anos para ser desenvolvida, devido a tecnologia da época.
Outro que não se pode deixar de fora dessa lista e que recentemente ganhou sua quarta e última continuação foi Toy Story. Lançado em 1995, o filme conta a história de brinquedos que ganham vida e possuem a missão de fazer a alegria da uma criança. Quem nunca entrou correndo no quarto para ver se os brinquedos estavam conversando? Ou quem não se emocionou nas despedidas dos brinquedos, tanto com o Andy como entre eles?
Comédia
Esqueceram de mim (1990) conta a história de um garotinho de oito anos que acidentalmente é esquecido em casa, enquanto os pais saem para uma viagem. Em meio a confusões com dois ladrões que tentam assaltar a residência, ele se vê no dever de proteger o lar. O filme deixou o ator Macaulay Culkin reconhecido devido a sua atuação. Recentemente o ator completou 40 anos, e fez piada no Twitter dizendo que o seu dever era fazer todo mundo se sentir velho. Missão realizada com sucesso.
A Família Addams (1991) apresentou ao público um jeito diferente de ser família, com personagens icônicos. Em 2019, o roteiro ganhou uma adaptação para animação que trouxe aquela sensação de nostalgia que a gente gosta.
A dupla do filme Debi & Loide: Dois Idiotas em Apuros ficou reconhecida em 1994 devido ao jeito único que eles lidavam com as confusões em que se metiam. O filme apresentou uma atuação singular de Jim Carrey e Jeff Daniels, dando ainda mais reconhecimento aos atores. O longa ganhou uma continuação em 2014.
O Máskara passava inúmeras as vezes na TV, principalmente na sessão da tarde, era quase impossível você não sentar e assistir. O filme de 1994 se tornou mais uma referência na carreira de Jim Carrey.
American Pie: A Primeira Vez é Inesquecível (1999) foi o primeiro da sequência de filmes adolescentes, e se tornou uma febre no final dos anos 90, entre os adolescentes principalmente. O filme conta a história de um grupo de jovens rapazes, que ainda estão no ensino médio e fazem um pacto para perder a virgindade no baile de formatura. Após esse primeiro, foram lançados mais 4 filmes, acompanhando a vida e crescimento dos personagens. Importante ressaltar que recentemente foi anunciado uma versão do filme contando essa narrativa protagonizado por mulheres.
Suspense
O Silêncio dos Inocentes (1991) apresenta uma agente do FBI, interpretada por Judie Foster, que foi designada para encontrar um assassino que tira a pele de suas vítimas. Como ajuda para encontrar o responsável, ela procura um psicopata, Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), que foi condenado por canibalismo.
“I see dead people!” A frase que se tornou referência no mundo pop, e foi dita no filme O Sexto Sentido, lançado em 1999, trazendo Bruce Willis no personagem de um psicólogo e, Haley Joel Osment atuando como uma criança que passa por alguns transtornos psicológicos. A reviravolta ao final do filme foi um susto para muitos da época e é lembrada até hoje.
Ação
Em 1994, Velocidade Máxima trouxe um casal que a gente shipava, os jovens Keanu Reeves e Sandra Bullock. O filme ganhou 2 Oscars nas categorias melhor som e melhores efeitos sonoros.
Ficção
Matilda, a garotinha com poderes telecinéticos nos foi apresentada em 1996. Ela se tornou um clássico da sessão da tarde com cenas dramáticas, como quando o menino come um bolo de chocolate inteiro sozinho.
Keanu Reeves ficou reconhecido com seu trabalho em Matrix, no ano de 1999. O filme fez muitas cabeças explodirem, criando diversas teorias e fazendo a galera questionar o modo de existência, é um dos mais queridos da época e vale sempre assistir de novo. O filme se tornou referência para outras produções e ganhou sequência. Em 2019 foi anunciado, para alegria dos fãs, Matrix 4.
Quem nunca sonhou em ver um dinossauro de perto? Em 1993, após o lançamento de Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros, o primeiro filme da trilogia de um dos maiores sucessos do cinema, imaginar um mundo com dinossauros foi possível! Recentemente eles reviveram o mundo do Jurassic Park, com o lançamento do filme Jurassic Word, que trouxe muitas referências ao clássico.
Em 1997, Bruce Willis e Mila Jovovich tiveram uma das maiores corridas de táxis da história. Os dois interpretavam personagens que formaram a dupla do filme O Quinto Elemento.
Guerra
O Resgate do Soldado Ryan (1998) é um filme de 2 horas e 50 minutos. O roteiro conta a história de um grupo que vai em resgate do soldado Ryan em Normandia, no dia 6 de junho de 1944. Tom Hanks interpreta o capitão Miller, uma atuação impecável que ficou marcada em sua carreira.
Vai dizer que não bateu aquela nostalgia? Durante esse ano, vale a pena maratonar de novo algum desses clássicos e comenta aqui se ficou algum de fora!
Faltou ressaltar 101 Dalmatas que teve seu live action dentro dos anos 90, e também a animação de Mulan, que terá seu live action lançado a qualquer momento.
No mais, cortaram algumas cebolas por aqui…