Se prepare para conhecer algumas das maiores obras primas de Howard Phillips Lovecraft, o mestre dos terrores inomináveis e indescritíveis de monstros em posições vis e que despertam a pequenez dos homens em meio a imundície e a mutabilidade cósmica…
Dagon
Um dos primeiros contos de Lovecraft em sua nova fase como escritor de ficção fantástica. Nele, vemos como toda a loucura e histeria que afligem um homem centrado, tem como origem uma situação do acaso cheia de terrores. É um conto curto, porém, traz traços da literatura clássica do escritor que com palavras com aspectos líricos, apresenta um acontecimento totalmente traumático na vida de um naufrago.
Ar frio
Neste relato cheio de suspense, é explorada a imaginação em volta dos vizinhos excêntricos. Mesmo com muito ceticismo por parte do protagonista, é difícil duvidar de certas coisas quando evidências cada vez mais fortes são colocadas em pauta. HPL aqui traz uma estória totalmente dinâmica e envolvente com tensão muito bem desenvolvida.
O que a lua traz consigo
O que começa como um relato despretensioso e sem grandes ambições, se transforma em algo totalmente inesperado quando algo indescritível aparece da forma mais repentina possível. Apesar de bem curto, e não trazer grandes desenvolvimentos, o terror que aparece como um pesadelo é bem feito.
A música de Erich Zann
Um dos melhores contos da coletânea, traz consigo um conto muito bem elaborado e traz um diferencial interessante. Não é visto diretamente o grande mal da vez, entretanto, ele tem sua presença sentida de forma profunda e avassaladora ao final da estória. Expectativas são geradas e são frustradas sem dó, trazendo ainda mais suspense para a trama.
O modelo de Pickman
Mais uma estória sendo contada em primeira pessoa, nos dando mais proximidade aos acontecimentos, nos dá uma noção muito boa do estranho e inesperado acontecendo em um meio criativo, como é o ramo de pintura. Novamente, HPL não traz o obvio para o leitor, mas coloca uma situação no caminho do protagonista em que com certeza a sua insanidade seria colocada à prova.
O assombro das trevas
A escala da coleção de contos aumenta repentinamente quando um curioso homem começa a se fazer perguntas quanto a uma igreja que fica em uma cidade isolada. Os relatos sobre os acontecimentos para que a igreja continue isolada são sombrios e parecem bem inventivos. Doravante, o curioso protagonista adentra a estrutura antiga e precária e se assombra com suas descobertas, vivendo agora em perseguição psicológica intensa sobre o que pode sair da escuridão sombria e repugnante da igreja.
O Chamado de Cthulhu
O conto mais famoso do autor fecha o livro com chave de ouro ao mostrar todo o seu talento ao colocar relatos à toda prova do terror supremo que está no subterrâneo marítimo. Ao observar todo o desespero de seu tio ao investigar causos sobrenaturais envoltos de sonhos e artes esculpidas em barro de um monstro vil.
A edição ainda fecha com uma carta escrita pelo próprio autor contando um pouco mais sobre sua vida, escrita e contos. Além de uma didática nota sobre a escrita da ficção fantástica que Lovecraft adota, ajudando outras pessoas que desejam seguir seus passos.
O aclamado Lovecraft mostra como é um excelente escritor ao mostrar terrores que moram no imaginário de personagens, em sonhos perturbados e tensões afloradas. O desconhecido é algo inexplorado, e por isso, é um prato cheio para estórias de terror e suspense do escritor. Mais um clássico que deve entrar em sua estante, se tiver coragem…